Espaço criado como o objetivo de (1) divulgar a Musicoterapia - a profissão e o profissional - no Brasil, (2) o meu trabalho como Musicoterapeuta - em mais de 15 anos atuando na área clínica, social e de educação, e (3) o poder da música (benefícios e influências no comportamento humano).
domingo, 1 de abril de 2012
Algumas Aplicações Terapêuticas da Musicoterapia
Algumas aplicações terapêuticas (Técnicas) utilizadas na Musicoterapia são:
1. IMPROVISAÇÃO:
*Desenvolver: espontaneidade, criatividade, liberdade de expressão, senso de identidade, ou habilidades interpessoais.
*Ajuda o terapeuta a estabelecer um meio de comunicação com o cliente, e habilita o cliente a expressar sentimentos que são difíceis de expressar verbalmente.
* Produz um lugar seguro de experimentação de comportamentos, papéis ou modelos de interação, enquanto desenvolve a habilidade de fazer coisas e tomar decisões dentro de limites estabelecidos.
* Clientes: crianças obssessivo-compulsivas e com desordens narcisistas da personalidade; crianças autistas, não-verbais a adolescentes agressivos; crianças impulsivas; crianças atrasadas no desenvolvimento ou com incapacidade física à criança livre de impedimentos.
* Improvisação pode ser adaptada para explorar tanto experiências de estruturação como de libertação.
2. RE-CRIAÇÃO MUSICAL: Cantar ou Tocar.
* Desenvolver habilidades sensório-motoras, aprender comportamentos adaptados, manter a orientação de realidade, dominar diferentes papéis comportamentais, identificar-se com sentimentos e idéias de outros, ou trabalhar cooperativamente em metas comuns. Também pode ser usada para encorajar a auto-expressão livre, como a submissão às notas.
* O Canto pode ajudar pessoas que tem a fala prejudicada auxiliando a melhorar a articulação e a fluência. Pode ajudar também pessoas retardadas mentais a desenvolver um comportamento adaptado.
* Tocar instrumentos pode ajudar a clientes incapacitados a desenvolver coordenação motora fina e geral. Quando combinado com leitura de notas, tocar instrumentos pode ajudar a criança com distúrbio de aprendizagem a desenvolver a integração audio-motora e viso-motora. Com crianças com distúrbio emocional, conjuntos instrumentais podem ser usados para superar problemas de comportamento e para controlar a impulsividade.
3. COMPOSIÇÃO:
* São para clientes que precisam organizar a sua tomada de decisão, aprender a selecionar e a se comprometer, desenvolver a economia de sentidos, identificar e desenvolver temas, organizar sentimentos e pensamentos internos, ou ter evidência tangível de realização pessoal.
* Compor pode ser adaptado para criar espontaneidade assim como para planejar a tomada de decisões.
* Por exemplo: para crianças hospitalizadas, escrever música pode ser uma maneira de expressar e entender seus medos, e depois deixá-los lá, no papel.
4. AUDIÇÃO:
* Para clientes que necessitam ser estimulados ou acalmados física, emocional, intelectual ou espiritualmente - pois o ouvir música traz à tona estes tipos de respostas.
* Ouvir música pode ser adaptado tanto para a ativação quanto para o apaziguamento, ou então tanto para o físico como para a inteligência.
* Exemplo: pacientes hospitalizados encontram no ouvir a música ajuda no relaxamento, na redução do stress, no controle da dor e na regulação das funções corporais, tais como batimento cardíaco e a respiração (sistema límbico: nosso centro emocional).
* Exemplo: Crianças portadoras de distúrbios de aprendizagem e mentalmente retardadas, exercícios de percepção podem ser utilizados para construir a habilidade de processar a audição. Ouvir canções e seguir a letra pode também ajudar a estas crianças a aprender e memorizar cores, números, vocabulário, seqüência de comportamentos, e uma lista de outras matérias escolares.
* Para todos os clientes ouvir música é de um valor incomparável em permitir níveis espirituais ou experiências de êxtase, que instilam esperança e coragem, enquanto reafirmam a beleza da vida e suas lutas.
FINALMENTE, O ASPECTO SUTIL E MARAVILHOSO DA MUSICOTERAPIA É QUE, NA VERDADE, TODA EXPERIÊNCIA MUSICAL PODE SERVIR A UM AMPLO SPECTRUM DE NECESSIDADES DOS CLIENTES.
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Quando se refere às crianças, neste texto, deve-se entender também jovens e adultos, tanto pela idade cronológica quanto pela mental.
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