Lista de Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Saúde da sua voz - dicas


Professores, cantores e atores são alguns dos profissionais que usam a voz como principal ferramenta de trabalho e, às vezes, esquecem que ela precisa de cuidados extras

Hoje, 16 de abril, é Dia Mundial da Voz. Segundo especialistas, é algo tão importante quanto a fisionomia, e varia de acordo com o sexo, a idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção com que é usada. Muitas vezes, só se percebe a importância dela quando ficamos roucos ou desenvolvemos algum problema.

O Dia da Voz é celebrado desde 1999, em diversos países, como forma de conscientizar a população sobre os problemas relacionados: “Existem muitos casos de câncer de laringe, e se ele for detectado com antecedência, é possível tratar a tempo”, alerta a fonoaudióloga Cristiane Romano, especialista em Voz. Ela lembra o caso do ex-presidente Lula, que sempre foi rouco, e que no dia em que procurou um médico especializado, foi detectado câncer de laringe. Por isso é importante cuidar da nossa voz, especialmente pessoas que a usam como ferramenta de trabalho.

A professora Ana Lúcia da Silva leciona há oito anos. Ela conta que por trabalhar a maior parte do tempo com alunos das séries iniciais, a voz era ainda mais importante, por influenciar no aprendizado das crianças, mas que logo ela começou a sentir as consequências do uso abusivo. “Todos os dias terminava as aulas rouca”, conta. Assim, a professora passou a usar outras formas de chamar atenção da turma: “Quando eles conversavam muito alto, batia na mesa, usava chocalho e sempre ficava com uma garrafa de água do lado pra ficar sempre molhando a boca”.

O estudante e cantor Gabriel Augusto dos Santos canta em bares, em média, três horas por apresentação. Ele conta que às vezes faz pequenas pausas, e que por cantar em bares e restaurantes, a voz precisa se estender mais. “Depois de um tempo a voz dá uma falhada, porque às vezes a gente força e desgasta muito”, explica. Para cuidar de sua ferramenta de trabalho, ele conta que evita comer doces antes das apresentações.

Confira algumas dicas para garantir a saúde da sua voz, segundo orientação da fonoaudióloga Cristiane Romano, especialista em Voz.

A rouquidão pode esconder algo grave: Se você está gripado, melhorou e a rouquidão permanece, procure um profissional, recomenda a fonoaudióloga.
Evite remédios caseiros: Segundo a fonoaudióloga, gengibre, rapadura, conhaque quente ou chá de romã não funcionam. “A única coisa que é comprovada cientificamente, que é bom pra voz, é o mel com limão”.

Coma maçã: Ela tem o efeito adstringente, conhecido como ‘efeito detergente’. A professora Ana Lúcia conta que quando começou a ficar rouca todos os dias, a maçã se tornou uma grande aliada na preservação da voz. “Hoje como maçã todos os dias”, conta. Segundo a especialista Cristiane Romano, a maçã tem uma substância que limpa as pregas vocais.

Não grite: Se as pessoas soubessem como nossas cordas vocais são agredidas ao gritar, evitariam ao máximo tal prática: “O grito passa pelas nossas pregas vocais a uma velocidade de 200km/h, é um ataque vocal muito forte”, orienta a fonoaudióloga.

Tome água: A água é hidratante para nosso corpo e para nossa prega vocal. “Ela hidrata as pregas vocais e faz com que as vias aéreas e a parte oral fiquem hidratadas, livres pra movimentação, evitando o pigarro”.

Evite o pigarro: O pigarro em excesso provoca um atrito intenso nas pregas vocais, podendo feri-las.

Não abuse!: Se está gripado, com crise alérgica, cansado ou estressado, poupe sua voz.

Articule-se mais: A fonoaudióloga recomenda que, para conservar e evitar o esforço da voz, a projeção e o uso de gestos, como abrir bem a boca ao se expressar, pode ajudar no resultado final. “Olhe para a pessoa, não grite no ouvido dela”, recomenda.

Durma bem: Uma boa noite de sono influencia positivamente na qualidade da voz. Quem usa muito a voz profissionalmente deve dormir no mínimo oito horas para poder repousar as pregas vocais.

Exercícios: Quem usa a voz como instrumento de trabalho deve fazer o aquecimento e o desaquecimento da voz. São exercícios que vão alongar e movimentar, preparando a musculatura, como numa academia.

Extraído do Facebook - Clínica do Deficiente Mental (comunidade).

Mt. Harley

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Musicoterapia em Evidência - Mt. Harley