Lista de Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Doutorado em Música na UFMG - Compartilhando

Prezados colegas,

Estamos, agora oficialmente, com o doutorado em Música aberto na Escola de Música da UFMG. A primeira turma, com entrada para o 1o semestre de 2013, tem o prazo de inscrição até 31 de outubro de 2012.

Para maiores informações, favor consultar o site da Escola de Música - Pós Graduação
www.musica.ufmg.br/mestrado.html

Informo que, embora a Musicoterapia não conste como uma das linhas de pesquisa, é possível desenvolver um trabalho de Pesquisa em Musicoterapia dentro de algumas das 5 linhas existentes assim como ocorre com o Mestrado:

Processos Analíticos e Criativos
Estudos das diversas modalidades do fazer musical, articulando suas instâncias de criação e de análise a partir de uma abordagem que privilegia processos e materiais tais como composição, elementos de estruturação, escritura e técnica instrumentais, arranjo, fonografia, concepções interpretativas, multimeios.

Música e Cultura
Estudos dos fatos sonoro-musicais como fatos de cultura e instâncias de produção de grupos sociais, de modo que as abordagens estéticas os percebam como indissociáveis da trama de relações históricas, culturais e sociais em que estão inseridos.

Performance Musical
Estudos que têm como foco principal a performance de um repertório e sua investigação a partir de matrizes teóricas variadas (históricas, estilísticas, pedagógicas, culturalistas, sonológicas, organológicas etc.), visando tanto o aperfeiçoamento técnico e interpretativo quanto o desenvolvimento de discussões teóricas.

Educação Musical
Estudos e reflexões sobre processos e práticas de ensino e aprendizagem musical envolvendo fundamentos, valores, metodologias; currículos e avaliação; aspectos filosóficos, psicológicos e sociológicos do fazer musical.

Sonologia
Estudo do material acústico em sua vinculação com as produções e atividades musicais, abordando problemas de criação/produção, análise, percepção e epistemologia. Utiliza conhecimentos das artes e das ciências exatas, humanas e biológicas bem como métodos variados, do processamento digital de sinais à escuta reduzida. Abriga projetos de caráter analítico, criativo, crítico, estético ou histórico dedicados à extração e processamento de informação musical, sistemas musicais interativos, cultura e história da escuta.

Abçs,

Renato


Renato Tocantins Sampaio
Professor Assistente – Escola de Música
Universidade Federal de Minas Gerais
renatots@musica.ufmg.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Musicoterapia em Evidência - Mt. Harley