Espaço criado como o objetivo de (1) divulgar a Musicoterapia - a profissão e o profissional - no Brasil, (2) o meu trabalho como Musicoterapeuta - em mais de 15 anos atuando na área clínica, social e de educação, e (3) o poder da música (benefícios e influências no comportamento humano).
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
MUSICOTERAPIA NA EDUCAÇÃO
A Musicoterapia é a ciência que se utiliza os sons, da música e dos movimentos com fins terapêuticos. É usada nas mais diversas aplicações clínicas, com pessoas de todas as idades.
Na educação há uma grande variedade de condições em que a Musicoterapia pode ser aplicada, tais como: estímulo ao crescimento (estimulação precoce), problemas de aprendizagem, aquisição e rapidez da aprendizagem, facilitar o relaxamento e reduzir o stress, no tratamento de problemas musicais (musicalização: sensibilização musical), distúrbios de comportamento, déficit de atenção, hiperatividade e problemas com socialização.
Sabe-se hoje, que a inteligência é muito melhor desenvolvida quando o indivíduo está equilibrado afetivamente, emocionalmente e psicologicamente. A música é, por excelência, a linguagem da afetividade, do que não pode ser expresso por palavras. É como se o indivíduo confiasse na música. Por isto a psicoterapia moderna a considera capaz de influir sobre as emoções humanas com mais intensidade e rapidez do que as demais belas-artes.
O musicoterapeuta é um profissional formado na Faculdade de Musicoterapia, cujo curso tem duração de quatro anos. Há cinco faculdades no Brasil, devidamente reconhecidas pelo MEC, que fornecem este curso. Este profissional utiliza técnicas específicas da Musicoterapia para atingir os objetivos de cada tratamento, sim, pois cada indivíduo é um ser único, portanto, com diferentes necessidades.
Algumas técnicas utilizadas na Musicoterapia são: improvisação, re-criação, audição e composição. Os atendimentos podem ser em grupo ou individuais. Exemplo de uma atividade grupal: a formação de um grupo vocal (um coro infantil). Nesta atividade podem ser utilizadas todas as quatro técnicas citadas acima. Nesta, a criança desenvolve seu potencial criativo, sua atenção e concentração, desenvolve sua sensibilidade musical, tornando-se apta para compreender bem os sons que a cercam, desenvolve sua capacidade de interagir com a sociedade, torna-se uma criança calma, se a mesma for agressiva ou agitada.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário