Espaço criado como o objetivo de (1) divulgar a Musicoterapia - a profissão e o profissional - no Brasil, (2) o meu trabalho como Musicoterapeuta - em mais de 15 anos atuando na área clínica, social e de educação, e (3) o poder da música (benefícios e influências no comportamento humano).
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
ALÉM DA MÚSICA
Posted by Metade Cuca on 19 November 2013 under Márcio Staggemeier
Depois de algumas semanas de muito trabalho, dividido entre ensaios, shows, mais ensaios e mais shows, posso voltar ao hábito da escrita com algumas agradáveis constatações, daquelas que geralmente as quebras de rotina possibilitam.
Tenho uma carreira musical de mais de 20 anos (embora respire música desde o berço). Ou seja: já experimentei várias sensações neste período, e quem é do meio ou conhece músicos sabe do que estou falando.
Ao encarar a música com seriedade, como algo que necessita sensibilidade, dedicação, abnegação, muitas horas de estudo e de pesquisas, é bem provável que se viva com intensidade os dois lados da moeda: as recompensas imensuráveis e as naturais decepções.
Não vou entrar em maiores detalhes sobre os momentos menos notáveis e de crises que vivemos em nossa relação de entrega à arte – são, ao mesmo tempo, aspectos comuns e bastante particulares, variando conforme as vivências de cada indivíduo.
Contudo, após este período tão intenso de trabalho – que ainda se segue até o final do ano – observo que uma das recompensas mais incríveis que a rotina de ensaios, shows, mais ensaios e mais shows traz, é a possibilidade de nos reunirmos com pessoas únicas, maravilhosas, de bom trato, que não possuem receio em admitir afeto ou admiração por quem está do lado.
Ao passo que cada músico possui seus trabalhos e compromissos, é raro conseguir agregar certas pessoas com as quais se gostaria muito de trabalhar um dia. Mas dependendo da gig, a conciliação de agendas acontece e trabalhos por demais gratificantes são realizados. E isso vale também para músicos com os quais talvez nunca se tenha trabalhado: aparece a possibilidade de um show, se junta as peças, e dali sai um resultado exultante, tanto musical quanto de convívio.
Essa boa sensação não acontece se o trabalho não é bem feito. Porém, se é, nossa sensibilidade se abre, nossa guarda abaixa, e tornamos possível um ambiente de luz e inspiração que transcende a própria música, tornando-se algo inexplicável, maravilhosamente inexplicável.
É um dos momentos especiais da música.
* Márcio Staggemeier é músico e autor do blog debaixodochapeu.wordpress.com
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário